Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: C:\Users\Ervas\Desktop\ervas e doencas\aborto_arquivos\image001.jpg

Voltar a pagina inicial

Infecções, proteção 

Fone 43 3325 5103

Conheça os Antibióticos Naturais

Publicado em 12 de Aug de 2014 por Leticia Maciel | Comente!

133

Conheça os alimentos que previnem doenças e ajudam no fortalecimento do sistema imunológico contra bactérias e infecções



Descrição: http://revistavivasaude.uol.com.br/upload/galeria/medium/71.jpg

ALHO

Doenças que previnem: diarreias (Campylobacter) e úlcera de estômago (H. pylori).

Atuação: contém alicina, que é responsável por seu aroma. Estudos da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, mostraram que um derivado da alicina rompe o filme protetor da Campylobacter e muda sua estrutura enzimática até matá-la. A Campylobacter é conhecida por contaminar alimentos e provocar diarreia. “É um indicativo de que o alho pode ser utilizado como antibactericida natural, além de proteger a comida”, diz Xiaonan Lu, microbiologista e autor da pesquisa. A alicina ainda atua sobre o RNA da H. pylori, causadora de úlceras e do câncer de estômago.

Uso: como tempero de carnes e para refogar pratos quentes.

Quantidade sugerida: 600 mg de alho por dia, o equivalente a 1 dente cru. Temos em capsulas na lojinha.

Chá verde: um potente aliado na prevenção de doenças

Descrição: http://www.aprendebrasil.com.br/falecom/images/001213_mdl_markor.gif

 

Descrição: http://www.aprendebrasil.com.br/falecom/images/001213_mdl_markgr.gif

 

Apareceu uma nova “vedete” entre os alimentos denominados funcionais: o chá verde. Estudos mostram que esse tipo de chá possui inúmeras propriedades que ajudam na manutenção da saúde. Muitas pessoas pensam que é uma nova espécie de planta, mas, na verdade, ela é da mesma família do chá preto: a Camellia sinensis. A diferença entre os dois está no grau de preparação das folhas. O chá verde é obtido na primeira fase do processo de desidratação, a etapa seguinte dá origem ao chamado ban-chá, muito consumido entre os japoneses e, na sequência, com um grau muito maior de secagem e torrefação, é produzido o chá preto. O segredo da variação de sabor entre eles está exatamente no grau de desidratação, ou seja, quanto mais desidratada for a folha, mais amarga ela se torna.

 

Mas você sabe quais são as vantagens de se ingerir chá verde? Primeiro, ele é muito digestivo, o que ajuda as pessoas que sofrem de problemas relacionados à digestão. Depois, ele possui polifenóis, um tipo de antioxidante que protege o fígado e evita a formação de radicais livres, que são responsáveis tanto pelo envelhecimento como pela formação de células malignas em nosso organismo. Existem estudos realizados pela Universidade de Nova Jersey que apontam que o consumo de chá verde diminui a incidência do aparecimento de diversos tipos de câncer, como o de mama, pâncreas, cólon, esôfago e pulmão, em seres humanos, pois na composição desse chá há um quimiopreventivo. Outras pesquisas revelam que ele também estimula o sistema imunológico, aumentando nossa proteção natural contra as infecções, inclusive contra gripe. O chá verde está tão na moda que até a indústria de cosméticos já está usando-o na formulação de cremes.

 

Mas para o chá verde fazer efeito há um segredinho na hora de prepará-lo: basta uma colher de sopa de erva para cada litro de água fervente; ele também não pode ser fervido, deve somente ficar em infusão por dois ou três minutos. Depois de preparado ele pode ser bebido quente ou frio e, de preferência, sem açúcar ou adoçante, para que não perca suas propriedades funcionais.

 

A indústria farmacêutica já lançou cápsulas de chá verde, porém, estas não têm as mesmas propriedades que o chá feito por infusão, pois são fabricadas com a essência purificada, o que pode eliminar as substâncias funcionais da planta.

 

O chá verde deve ser tomado diariamente antes ou após as refeições. Se for consumido antes, funciona como preparação do estômago para a refeição e, se for ingerido depois, ajuda na digestão dos alimentos. Mas deve-se esperar aproximadamente uma hora após o término da refeição para ingeri-lo.

 

Apesar desses benefícios, as pessoas que sofrem de gastrite, esofagite de refluxo e úlcera gástrica devem evitar tomar esse chá, pois ele tem alta concentração de cafeína, o que pode provocar dores e a reincidência dessas patologias.

 

O chá verde é encontrado facilmente em supermercados e casas de produtos naturais. Há a versão em pacotes com as folhas e também em saquinhos prontos para infusão. Não importa em que forma é consumido; o importante são as propriedades funcionais desse chá, que ajuda a melhorar a qualidade de vida e manter nossa saúde em dia. Até a próxima!