Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: C:\Users\Ervas\Desktop\ervas e doencas\aborto_arquivos\image001.jpg

Voltar a pagina inicial

Intestino, parasitas 

Fone 43 3325 5103

Resumo de vermes intestinais

 

Vermes intestinais são parasitas que se alojam no intestino, aproveitando-se do corpo humano para se alimentar e reproduzir. Em geral, eles não são perigosos, mas irritantes, e podem causar todos os tipos de sintomas desagradáveis, como dor de estômago, prurido, retardar o crescimento das crianças, e deixar pessoas debilitadas e animais em estado grave de saúde.

 

Vermes intestinais podem ser transmitidos no ambiente que você frequenta: família, escola, especialmente em crianças pequenas que têm maior tendência a colocar tudo na boca. De acordo com o tipo e contaminação, os sintomas e o diagnóstico são diferentes, é por isso que vamos discutir neste caso, cada tipo de vermes em específico.

Embora a maioria dos vermes não sejam potencialmente fatais, eles devem ser eliminados durante a infestação, para evitar a sua propagação. Dessa forma, é necessário para quebrar a cadeia de transmissão.

 

Os medicamentos usados são muito eficazes, mas muitas vezes é necessário retomar na semana seguinte. A adesão ao tratamento (ingestão adequada dos medicamentos) é importante para evitar a transmissão.

 

Além disso, também é importante prestar atenção ao estilo de vida, lavando as mãos antes de se sentar para comer ou o consumo de carne de porco ou de vaca ou mesmo vegetais mal lavados. Embora a maioria dos vermes desapareceram  dos países ocidentais, principalmente devido ao aumento da higiene, a transmissão ainda existe em países em desenvolvimento.

 

Definição vermes intestinais

 

vermes intestinaisOs vermes são parasitas do trato gastrointestinal. Eles são cientificamente chamados helmintos. Há 6 tipos principais , divididos em duas categorias: nematoides ou lombrigas, e tênias ou vermes achatados .

 

Os nematoides são ascaris, ancilóstomos e tricocéfalos.

 

As tênias são vermes encontrados no porco (tênia armada ou tênia saginata) ou carne de vaca (tênia desarmada ou tênia solium). Outro tipo de verme é chamada de tênia do peixe.

 

Oxiuros

 

Os nematódeos são pequenos vermes. O seu comprimento é de 2 a 12 mm (tamanho das fêmeas). Os machos são menores, entre 2-5 mm . O desenvolvimento ocorre no intestino delgado e no intestino grosso, mas a fêmea se move para a superfície do corpo para fixar os seus ovos (cerca de 10,000 ovos) durante a noite, no ânus, causando comichão noturno.

 

Representantes:

 

- Enterobius vermicularis

 

- Oxyuris vermicularis

 

Ascaris

 

Esses são grandes vermes redondos, também chamadas de lombrigas. O seu comprimento varia entre 15 e 40 cm. Em geral, as fêmeas têm entre 20 e 40 cm. Os machos são menores e podem medir de 15 a 25 cm. As lombrigas assemelham minhocas, por sua forma.

 

Esses parasitas podem crescer no intestino delgado. Note que as lombrigas são atraídas por comida e, assim, são encontrados no intestino. No entanto, as larvas podem sair do intestino para o fígado, pulmões, brônquios, garganta e retornar para o intestino, onde há o desenvolvimento de Ascaris adulta. A lombriga feminina coloca até 200 mil ovos por dia.

 

Ascaris lumbricoides são representantes das lombrigas.

 

Ancilostomo

 

Esses são pequenos vermes, cujo tamanho varia 7-18 mm (tamanho da fêmea). O ancilóstomo macho mede de 5 a 11 mm. Esses parasitas são encontrados principalmente em países tropicais e subtropicais. Anteriormente, eles também eram encontrados em países desenvolvidos, em minas e túneis. A melhoria das condições de higiene fez esse verme desaparecer.

 

Representantes das ancilostomos são:

 

- Ancylostoma duodenal (encontrado em minas e túneis).

 

- Necator americanus (causador da ancilostomíase).

 

Tricocéfalos

Esses vermes medem de 30 a 50 mm. A fêmea pode medir de 35 a 50 mm, enquanto que o macho, 30 a 45 mm. A via de contaminação é oral.

 

Tênias

Ao contrário de outros vermes intestinais, a tênia adulta só se localiza no intestino humano (desenvolvimento de vermes adultos ). A tênia é característico pelo seu comprimento impressionante, medindo até 10 metros. Existem dois tipos de tênia, dependendo do hospedeiro intermediário: carne de vaca: lisa ou Taenia saginata; e a tênia do porco ou Taenia solium (também chamada de tênia armada).

A tênia fixa as ventosas no intestino humano, enquanto que a parte inferior contendo os ovos, é segmentada e se separa. Estas partes segmentadas são eliminadas nas fezes.

 

Tênia do peixe

Nesse caso, o peixe é o hospedeiro intermediário (ou um crustáceo). O peixe é então comido por humanos. Seu ciclo reprodutivo é muito próximo ao de tênia do porco ou da vaca . Este parasita também pode medir de 2-10 metros. A sua eliminação também é muito fácil.

Epidemiologia

 

Cerca de um bilhão de pessoas no mundo estão infectadas com vermes intestinais. Nos países em desenvolvimento, as crianças são as principais contaminadas pela falta de condições básicas de higiene, como sanitários, latrinas, etc. [Fonte: ATS , 13, Fevereiro de 2014]

Causas vermes intestinais

 

vermes causasVermes intestinais são todos diferentes em sua forma e os meios de contaminação.

 

 Oxiuros

 

Esses vermes são encontrados em frutas e vegetais não lavados e em objetos contaminados. Consumo provoca contaminação por vermes.

 

 Como as crianças tendem a colocar tudo na boca, são as principais vítimas de vermes. Depois, há a auto-contaminação, porque vermes causam coceira intensa no ânus (onde a fêmea põe os ovos) . Os ovos são encontrados sob as unhas , assim como roupas íntimas e roupas de cama, onde eles esperam para ser colocado na boca e causar uma nova infestação.

 

 Ascaris

A contaminação é através do consumo de água contaminada (mesmo se a água potável ela ainda pode estar contaminado), bem como o consumo de vegetais não lavados.

 

Ancilostomo

 

 Esses parasitas são transmitidas ao homem por contato direto. Ao andar descalço, os vermes atravessam a pele, e chega à corrente sanguínea até os pulmões. Nos pulmões o ancilostomo passa através dos alvéolos até aderir ao sistema digestivo através da faringe.

 

 A fêmea põe até 10.000 ovos por dia. Eles são expelidos pelas fezes. O desenvolvimento dos ovos ocorre facilmente fora do corpo humano.

 

Ambientes favoráveis para o desenvolvimento são climas tropicais e subtropicais, bem como minas e túneis. No caso de minas e túneis, medidas de higiene preventivas interromperam a contaminação em países ocidentais.

 

Tricocéfalo

Os vermes são transmitidos ao homem por via oral, pela ingestão de frutas e vegetais crus contaminados ou dedos sujos . A transmissão ocorre por ovos do tricocéfalo.

Os ovos, uma vez que chegam ao intestino delgado, liberam uma larva se desenvolve no cólon.

 

Tênias

Uma vez que os ovos do parasita são eliminados nas fezes, eles podem ser encontrados em seus hospedeiros intermediários, como carne bovina e suína. Eles seguem um ciclo que vai levá-los a se desenvolver nos músculos desses animais.

A contaminação em seres humanos é resultado do consumo de carne crua ou mal cozida desses animais. Podemos, então, pensar em pratos como steak tartare ou para especialidades de diferentes países que usam carne de porco crua (como o Vietnã e a China). É importante ressaltar que o risco está em consumir carne crua.

Tênia do peixe

A infestação é pela ingestão de carne de peixes crus ou mal cozidos. Assim, a comida japonesa pode ser a fonte.

Grupos de risco

criança verme O modo de transmissão de vermes intestinais varia dependendo da espécie. E as pessoas em risco são diferentes.

 

Oxiuros

Os mais afetados por vermes são crianças. No entanto, a contaminação ocorre quando os objetos estão contaminados: dedos, brinquedos, alimentos sujos com terra.

A contaminação também pode ocorrer em frutas e legumes contaminados, comidos crus e com casca.

 

Ascaris

Qualquer um pode ser infectado com vermes ao consumir vegetais ou água contaminada. É prudente lavar verduras ou descascar antes de consumir.

 

Ancilostomo

 

Pessoas em risco de sofrer de contaminação por estão em sua maioria em países tropicais e subtropicais, onde a chuva é abundante. Este tipo de clima que favorece o desenvolvimento deste tipo de verme. Note que a transmissão é feita através da pele, ocorrendo quando as pessoas andam descalças em solo infestado. Por isso, é aconselhável andar com sapatos nos países em risco.

Há outro ambiente favorável para o desenvolvimento desses vermes, como túneis e minas. As medidas de higiene eliminaram o parasita nos países industrializados.

 

Tricocéfalos

 

Aqueles em risco são, principalmente, as crianças que facilmente colocar tudo na boca sem lavar as mãos.

 

Tênia

A contaminação ocorre pela ingestão de carne crua ou mal cozida, que afeta principalmente as pessoas que consomem pratos como steak tartare e carpaccio de carne.

 

Tênia do peixe

Pessoas em risco de sofrer são aquelas que consumiram carne de peixes mal cozida ou crua. Assim, as pessoas que comem pratos da culinária japonesa estão mais expostos a esse risco. Note que esse parasita é encontrado em peixes de água doce, como o salmão, perca, lúcio, truta, etc.

Sintomas vermes intestinais

 

vermes sintomas Oxiuros

O sintoma característico da contaminação por vermes é a coceira no ânus, principalmente à noite. Isso é explicado pelo fato de que a fêmea deposita os ovos no ânus, quando o hospedeiro dorme. Quando a fêmea se contorce, a coceira se intensifica. Outros sintomas podem aparecer como uma falta de apetite, insônia e nervosismo .

 

Ascaris

Os sintomas durante uma infestação de lombriga são: cólicas, dor abdominal, febre. É possível perder um pouco de peso.

 

Ancilóstomo

A contaminação por ancilóstomo causa os seguintes sintomas: vômito, diarreia, dor de estômago e anemia.

 

Tosse e febre podem ocorrer, especialmente durante a passagem de larvas para pulmões.

 

 Tricocéfalo

 

 Os sintomas de uma infestação de só aparecem quando há uma grande quantidade de vermes. Os seguintes sintomas podem ocorrer: dor de estômago, náuseas, perda de apetite, perda de peso, fraqueza, anemia.

 

Tênia

Uma pessoa com uma tênia pode desenvolver problemas digestivos, como dor de estômago , alternando constipação e diarreia , aumento do apetite com perda de peso.

 

 Tênia do peixe

Na infecção por esse verme, os eventos são muito difusos, que vão desde dores de estômago ao desconforto, aumento do apetite com perda de peso.

Diagnóstico vermes intestinais

 

vermes diagnóstico Oxiuros

O diagnóstico dos vermes é feito através do principal sintoma de prurido anal, em particular à noite, assim como a fita de teste. Esta é colocada no ânus para coletar os ovos. O teste é feito na parte da manhã, antes que a pessoa evacue.

 

Ascaris

O diagnóstico de Ascaris é feito através da identificação de ovos nas fezes microscopia . Às vezes é possível ver os vermes adultos.

 

 Ancilóstomo

A determinação de ovos nas fezes de ancilóstomos permite o diagnóstico de infestação por este tipo de verme intestinal.

 

Tricocéfalo

O diagnóstico é feito para encontrar ovos  nas fezes. Um microscópio é utilizada para o diagnóstico.

 

Tênia

Contaminação tênia é muito característica. Os ovos do parasita são disseminados ao perder seus segmentos inferiores. Estes anéis esbranquiçados são encontrados nas fezes.

 

Tênia do peixe

O diagnóstico é feito ao determinar ovos nas fezes. Ao contrário de carne de porco ou solitária, é raro encontrar anéis nas fezes.

anemia vermesComplicações

Complicações são diferentes dependendo do tipo de vermes. Os nematódeos são pouco perigosos, enquanto ancilóstomos podem causar anemia.

 

Oxiuros

Não há grandes complicações após uma infestação. A coceira pode ser violenta. Há, por vezes insônia e falta de apetite.

 

Ascaris

Os sintomas da infecção por vermes são mais pronunciados. Além disso é possível ter tosse durante durante a passagem de larvas para pulmões, isto faz com que o paciente tosse. Também é possível que as larvas se desenvolvam nos pulmões, o que é muito raro, mas grave.

 

Ancilóstomo

A principal complicação devido à infestação é anemia. Isto se explica da seguinte forma: o verme adulto tem dois suportes de dentes, através da qual ela adere à mucosa do duodeno. Isso permite que ele se alimente sugando o sangue. Além disso, em todos os pontos onde se o verme adere os dentes, há um pequeno sangramento contínuo.

 

Tricocéfalo

É preciso um grande infestação do verme para o início dos sintomas . As principais complicações são anemia, fraqueza e falta de apetite.

 

Tênia

A contaminação por vermes não é perigosa, porque esses vermes são facilmente removidos. No entanto, pode ocorrer alguma fraqueza e perda de peso.

 

Tênia do peixe

A principal complicação devido é a anemia. Este parasita se alimenta de sangue a partir da parede do intestino.

Tratamentos vermes intestinais medicamentos vermes

O tratamento é feito principalmente pelo uso de medicações orais, líquidos ou sólidos (comprimidos para engolir ou mastigar). O tratamento ocorre de acordo com o peso do paciente e tipo de verme. O tratamento geralmente é muito eficaz, mas é prudente renovar após 2 a 3 semanas, porque a age contra vermes adultos e não ovos. Para fazer isso, pergunte precisamente a dose para o seu especialista (médico, farmacêutico ), pois o tratamento medicamentoso também difere dependendo do tipo de medicação prescrita.

 

Os remédios usados ​​para data contra vermes intestinais são:

- Pirantel

- Mebendazol

- Albendazol

 

O uso de anti-helmínticos é interessante porque a sua absorção pelo organismo é pequena. Assim, eles são encontrados em grandes concentrações nos intestinos, onde os vermes ficam. Estes medicamentos são apenas muito eficazes, pois chegam em grande quantidade no seu local de ação, e além disso eles causam poucos efeitos colaterais.

 

Oxiuros

O tratamento é realizado por administração oral de um medicamento anti-helmíntico (líquido ou comprimido). O tratamento é muito eficaz, mas deve ser feito duas vezes. De fato, a droga mata os vermes adultos e não os ovos. É, portanto, necessário repetir o tratamento completo novamente na semana seguinte .

 

Ascaris

O tratamento é feito tomando um único comprimido ou anti-helmíntico ou medicamento líquido . A dosagem será com base no peso do paciente. Recomenda-se repetir o tratamento em 2-3 após semanas para ser concluído.

 

Ancilóstomo

O tratamento é feito de acordo com o peso e idade do paciente. É aconselhável repetir o tratamento em 1-2 semanas.

 

Tricocéfalo

O tratamento é feito de acordo com o peso. Estes medicamentos podem ser obtidos em farmácias sem prescrição.

 

Tênia

O tratamento é feito por via oral com  1 a 2 comprimidos de duas vezes por dia durante 3 dias. (mebendazol)

 

Tênia do peixe

O tratamento é feito tomando-se drogas anti-helmínticas por via oral.

 

Prevencão de vermes intestinais

 

Milhões de crianças recebem, por exemplo, medicamentos preventivos contendo os vermífugos Albendazol  ou Mebendazol. Estes, no entanto, não são eficazes contra todos os vermes.

 

Novos medicamentos (2014)

 

O Oxantel Pamoat, uma substância usada anteriormente apenas na medicina veterinária, poderia curar milhões de crianças que sofrem de vermes intestinais em países em desenvolvimento, de acordo com pesquisadores suíços. Esta substância se mostrou ser mais eficaz do que o tratamento padrão, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores suíços.

 

A equipe de pesquisadores já tratou mais de 450 crianças na Ilha de Pemba, na Tanzânia, com o Oxantel Pamoat e com o tratamento padrão. Eles chegaram ao melhor resultado uitilizando Oxantel em combinação com o Albendazol. Após uma única administração, 31% das crianças estavam completamente livre de vermes. Com Albendazol sozinho, o percentual caiu para 2,6%, e 11% com Mebendazol.

 

O número de larvas de verme presente nas fezes das crianças diminuiu em média de 96% com utilização combinada. Com outros tratamentos, a redução foi de apenas 45 à 75%. "Nós mostramos que esta substância é claramente mais eficiente, mesmo que contra só alguns vermes", disse o pesquisador Benjamin Speich que liderou a pesquisa no Instituto tropical e de saúde pública  suíço (SwissTPH) de Bale, na Suíça. Os efeitos colaterais foram leves e comparáveis ​​com os tratamentos padrões.

 

Através deste estudo, a Organização Mundial de Saúde, irá em breve expandir suas recomendações a esta substância e assim melhorar a saúde de milhões de crianças.

 

Dicas vermes intestinais

 

vermes dicas Oxiuros

Durante o tratamento, é importante seguir um estilo de vida saudável para evitar a auto-contaminação. Portanto, é essencial lavar as mãos regularmente, especialmente depois de defecar e antes de se sentar para comer. A limpeza do lado de baixo da unha é primordial.

Os nematódeos podem ser encontrados em roupas íntimas e de cama, que devem ser trocadas duas vezes por dia e lavadas a uma temperatura elevada.

 

Ascaris

Durante o tratamento contra lombrigas, é também aconselhável repetir o tratamento em duas a três semanas, a fim de eliminar todos os vermes. Também é aconselhável tomar medicamentos que podem aliviar a cólica, dor de estômago.

 

Ancilóstomo

O tratamento é de dose única por 3 dias. O paciente deve ter o cuidado de tomar os comprimidos até o final do tratamento.

 

 Tricocéfalo

Uma vez diagnosticada a doença, é aconselhável levar o tratamento imediato com a dose prescrita.

 

Tênia

É importante fazer o tratamento corretamente  para eliminar os vermes de forma eficaz.

 

Tênia do peixe

Tratar essa doença é muito fácil . No entanto, devemos respeitar as doses prescritas pelo médico.

Prevenção vermes prevenção Conhecendo o modo de transmissão de diferentes tipos de vermes intestinais, é possível evitar a infecção.

 

 Oxiuros

Para evitar a infestação, tenha um estilo de vida saudável: lavar sempre as mãos antes de se sentar para comer, lavar regularmente embaixo das unhas, onde possam apresentar vermes. É essencial lavar e descascar frutas e vegetais. A infecção é mais difícil de evitar em crianças pequenas que colocam tudo na boca.

 

Ascaris

Para evitar a contaminação, é importante lavar os legumes ou descascar. Também deve-se evitar beber água contaminada, mesmo que seja potável.

 

Ancilóstomo

Aconselha-se quando estiver em férias nas áreas tropicais, usar sapatos .

 

Tricocéfalo

 

Para evitar a infestação, recomenda-se lavar as mãos e toda a fruta e legumes.

 

Tênia

Para evitar a contaminação, não se recomenda consumir a carne ou carne de porco crua ou mal cozida. Assim, é melhor dispensar steak tartare ou carpaccio de carne.

 

Tênia do peixe

Para evitar a contaminação é prudente não consumir carne de peixes cruas ou mal cozidas.

Por Matheus de Sá (farmacêutico)

 

Perguntas e Respostas

Gostaria de saber se a crise de verme pode causar sangue junto com as fezes? "

 

Resposta do farmacêutico (por Adriana Sumi)

Dependendo do verme (ex.: tênia) e do grau da parasitose (se está no início ou se o verme já está muito grande e/ou se proliferou), é possível que o verme cause sangue nas fezes, pois muitos deles "mordem" a parede do intestino para se alimentar.

 

No entanto, existem outras causas para sangue nas fezes, como: hemorroidas, hemorragia, câncer, entre outros.

Infecções intestinais por vermes podem causar: diarreia, cansaço, cólicas, febre, vômito, anemia, constipação (dependendo do verme e do grau), e outros sintomas mais graves. Em casos muito extremos e dependendo do verme, pode levar a morte.

 

Recomendamos que procure um médico e faça um exames de fezes para saber se você está ou não com vermes e de qual se trata, para assim poder tratar de forma adequada.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 15.02.2015.